top of page

HOME / QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Os acontecimentos mais significativos do judaísmo mundial e do Estado de Israel  foram e tem sido  objeto de criteriosa divulgação.   

HISTÓRIA

No ano de 1946, quando as cruéis realidades da segunda guerra mundial ainda estavam sendo absorvidas pela humanidade, estarrecida pelos horrores do holocausto nazi-fascista de 6 milhões de judeus brutalmente exterminados, Um grupo de  jovens judeus gaúchos, em sua maioria acadêmicos e profissionais liberais,  sentiu a necessidade de que seus anseios judaico-sionistas fossem  expostos à ampla sociedade como um clamor,  visando a conscientização geral da imperiosa urgência para o reparo pela sociedade mundial, de uma histórica injustiça para com o povo judeu, que só poderia ser redimida com a mais breve reinstalação da pátria israelense em sua bíblica e histórica terra.
 
No decorrer dos anos seguintes, tanto as comunidades judaicas como a grande sociedade gaúcha,   se acostumaram a ouvir todos os domingos os acordes do Hatikva anunciando o  programa   “ ...  Hora Israelita “,  com mensagens da cultura, tradição, costumes, história, efemérides comunitárias, bem como informações de interesse geral.      
 
No decurso de sua existência, a Hora Israelita teve uma marcante atuação no cenário radiofônico, como a transmissão ao vivo o pronunciamento do delegado brasileiro que presidia a Assembléia Geral das Nações Unidas, o gaúcho Oswaldo Aranha, em 29 de novembro de 1947,  quando proclamou a histórica decisão daquele organismo reconhecendo de pleno o direito do povo judeu a uma pátria soberana na Terra Santa, por deliberação majoritária internacional, resultando na conseqüente  reinstalação do Estado de Israel.
 
Registrou a  palavra de Ben Gurion, em 14 de maio de 1948, proclamando a instalação formal do Estado de Israel na ancestral Terra Bíblica, bem como o discurso de posse do primeiro presidente Chaim Weizman.    Na seqüência, vários dos mais importantes estadistas israelenses que os sucederam foram ouvidos em nossas audições.
 
Os acontecimentos mais significativos do judaísmo mundial e do Estado de Israel  foram e tem sido  objeto de criteriosa divulgação.   
 
Os avanços científicos desenvolvidos em Israel, de interesse da humanidade como um todo, são sistematicamente informados na programação ordinária,  incluindo as áreas de pesquisa pura, de tecnologia, de nanotecnologia, de comunicações, de medicina, de doenças infecto-contagiosas, no combate ao câncer, de medicamentos, na matemática, naaviônica, na psicologia, nas ciências exatas, na engenharia, na física, na química, na agricultura, nas ciências sociais e na segurança pública, áreas essas em que a contribuição israelense é mundialmente reconhecida, inclusive com significativas outorgas de reconhecimento a cientistas israelenses, dentre elas vários Prêmios Nobel.
 
A Hora Israelita mantém  correspondentes permanentes, em Nova Iorque,  Jerusalém, Tel  Aviv,  Petach Tikva, Rio de Janeiro e Curitiba, que oferecem todos os domingos aplaudidos comentários on line,  bem como divulga importantes informes sobre os avanços científicos e culturais  desenvolvidas na Universidade Hebraica de Jerusalém e em outros centros de pesquisas de Israel.  
 
Os segmentos noticiosos são abastecidos com informações dos correspondentes, de agências internacionais  e de jornais israelenses, permanentemente conectados via Internet.
 
Atualmente são operacionalizados os seguintes segmentos:
a.    Comentário Político Internacional;
b.    Crônica da Atualidade Judaica;
c.    Fatos Comunitários;
d.    Cultura Judaica;
e.    Entrevistas, em que são convidadas pessoas de relevância das mais diversas áreas;
f.    Resumo Noticioso da Semana;
g.    Manchetes do Dia;
h.    Avanços da Tecnologia Israelense para a Humanidade;
i.    Perfis da Herança Cultural e Religiosa Judaica;
j.    Informações das Entidades Comunitárias;
k.    Culinária Judaica; 
l.    Hebraico para Iniciantes;
m.    Repertório musical hebraico, ydish e sefaradi.
 
Nesse contexto, a Hora Israelita granjeou progressivamente a credibilidade e a simpatia de uma fiel audiência de dezenas de milhares de ouvintes da grande sociedade,  tendo alcançado expressivos índices de audiência, periodicamente aferidos por entidades de pesquisa, classificando-se em segundo lugar em audiência no Estado do Rio Grande do Sul, em sua faixa de horário.
 
A Hora Israelita é apresentada continuadamente todos os domingos, na Rádio Bandeirantes AM 640 e em Freqüência Modulada 94.9, das 08hs00 às 10hs00, com transmissão simultânea, via Internet,  pelos canais Internet www.bandrs.com.br e www. horaisraelita.org.br, onde é reproduzida, nas vinte e quatro horas de todos os dias, com audiência comprovada em vinte e oito países.
 
A Hora Israelita também operacionaliza um  Site  e uma fanpage na rede social Facebook,  disponibilizando  as matérias divulgadas em suas audições e interagindo  com seus ouvintes no mundo inteiro.   
 
O grande momento almejado,  ocorrerá quando pudermos  informar que chegou finalmente o momento de uma almejada paz, abrangente e verdadeira,  entre Israel e seus vizinhos árabes.     

bottom of page